sábado, 19 de agosto de 2017

Problema do Brasil

 
Texto excelente retirado do FACEBOOK:
 
 
Já falei a respeito, mas tenho de me repetir: se você acha que o grande problema do Brasil, que a grande trava na roda do nosso desenvolvimento é o Estado, tente contratar um serviço, alugar um imóvel ou utilizar serviços cartoriais. A coisa é tão desesperadora quanto reveladora – e revela que o problema do Brasil é simplesmente o brasileiro (aliás, não deveria ser surpresa para ninguém o fato de que a responsabilidade por problemas é de pessoas, não de sistemas, instituições e outras abstrações). 
Conto uma história real, recém-ocorrida.
 Queremos contratar internet para sala comercial.
– Olho no site da NET. Fala em internet por 39,90.
– Ligo para o número informado no site. "Senhor, este pacote não está disponível para sua região"; "Mas no site não fala em região"; "Ah, pois é".
– Ligo para outro número, onde me informam que o negócio está disponível, sim, contradizendo o que a própria NET, através de um seu atendente, falara na outra ligação. PORÉM: "O senhor é cliente já. Este pacote é apenas para novos clientes"; "Mas será um novo contrato, já te disse!"; "Hm. Então tem que ligar pra esse outro número. Anote, por favor." (Detalhe: essa distinção na venda de serviços é proibida.)
– Ligo para este terceiro número. Dizem-me que, sim, tem essa internet por 39,90, mas que ela está em um pacote cujos itens somados vão a cento e poucos reais. "Certo. Então me vê aí o pacote mais barato. Nosso critério é VALOR"; "O mais baixo é este, senhor, 180 reais. Se contratar com CNPJ fica 130". Desligo e volto ao site.
– Fuço aqui, fuço ali e, bingo, consigo fechar apenas internet de apenas 5 mega por apenas 39,90. Chamemos este de DIA 1.
 Fique comigo, continue lendo, vale a pena.
– Dia 2: ligam-me agendando a instalação para o dia 7.
– Dia 5: ligam-me novamente: "Senhor, infelizmente a NET não garante a 'entrega' de 5 mega na região da sua sala, o máximo que conseguimos é 1 mega. Por isso, estamos cancelando seu pedido e o contrato"; "Cara, meio mega pra mim basta"; "Não podemos, senhor, é ilegal"; "Bom, OK. Parabéns pela honestidade".
– Dia 7 (hoje): recebemos mensagens e ligações da NET dizendo que sua equipe foi lá instalar.
– Ligo para a NET. Alguns minutos de menu depois, chego à atendente. Explico (de forma bem detalhada; aqui, apenas o resumo): "Contratei o serviço. Ligaram-me agendando instalação. Dias depois, vocês mesmos me ligaram cancelando o serviço. E agora estão querendo instalar?"; "Senhor, vou transferir sua ligação para o setor responsável". Transfere. "Em que posso ajudá-lo?"; explico de novo; "Um momento, por favor".
– Minutos depois, um TERCEIRO atendente surge, querendo ajudar, desde que eu explique minha desesperadora situação pela terceira vez. Explico, de novo: "Contratei o serviço, vocês cancelaram e agora vocês estão querendo instalar"; "Olha, senhor, não foi nada cancelado, está tudo certo, tudo mais em pé do que a piroca do Kid Bengala com uma camisinha da NET para enrabar a sua paciência. O status atual é 'INSTALAÇÃO n? PENDENTE'. Aliás, consta aqui que a instalação foi reagendada para o dia tal..."; "COMO REAGENDADO SE EU NÃO REAGENDEI"; "Hm, pois é..."
– Tomado pelo desespero, à beira de uma síncope: "Velho, eu sei que a culpa não é tua, desculpa meu nervosismo e não me leva a mal, mas organiza essa bagaça pra mim! É gente me ligando da Bahia, de Pernambuco, da puta que pariu, cada um com uma informação. ME AJUDA, CARA!"LP
– Sete minutos depois: "Senhor, seu contrato está vigente. Permanece tudo conforme o senhor contratou na semana passada. Quer reagendar a instalação?".
 Reagendei e desliguei, pensando em Kafka, Dali, granada de mão, metralhadora ponto cinqüenta e lança-chamas – e nos graves problemas que enfrentamos em função da sufocante burocracia estatal.
 ***
 É muito óbvio que o Estado em si é uma abstração, conformada por pessoas, mas é preciso constantemente registrar que lutar contra ele é bater no vento. O Estado como se nos apresenta – gigante, sufocador, imobilizador – é resultado das ações das pessoas, tanto na sua instituição legal como em sua operacionalização. A estupidez do Estado é diretamente proporcional à estupidez das pessoas; e é a mesma que se manifesta nos meios privados.  
E a coisa não se resolve com leis, como querem os estatistas, nem com desburocratização e "REVOGAÇOS", como querem os anti-estatismo, isso tudo é fetichismo pueril; também não se resolve com bons sentimentos ou mais amor por favor, como querem os preguiçosos do bem, que acham que o problema são as atitudes, os preconceitos e zzzzzz.
 A coisa se resolve seguindo o conselho do ET BILÚ:
BUSQUEM CONHECIMENTO.
 
NB.: não ei o nome do 'sofredor"

Outros causos" :  FATOS BEM RECENTES:

1 - Uma empresa de telefonia vem cobrando, insistentemente, uma conta que ainda não foi paga por não termos o acesso a um boleto, que já cansamos de pedir que nos mandem e não o fazem, embora prometam fazê-lo .
 
O boleto não nos enviam,
mas querem que ele seja pago!
 
Descobri minha incapacidade de fazer milagres!
 
 
OBS.: temos o hábito de pagar tudo antes que o prazo se esgote.  Se dependesse apenas de mim, certamente não o faria mais.



2 -Tenho o comprovante de uma transferência bancária  que foi feita. Não se sabe  por qual motivo, a quantia saiu e retornou à minha conta.  Ou seja, o problema e a incompetência não foram minhas e deixaria o caso para 'eles' resolverem e não os resolveria para os outros. Mas ... não agir brasileiramente no Brasil é um fardo.
 
 
 
 

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