Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

segunda-feira, 7 de julho de 2014

O poder da Internet

Comitês eleitorais montam front digital contra conteúdo malicioso

Patrulhas cibernéticas pretendem combater a desinformação,

uma arma de guerra que agora é usada na internet para destruir reputações políticas



 
 
 
RIO - A atração dos brasileiros pelas redes sociais, expressa nos mais de 67 milhões de perfis cadastrados só no Facebook, ameaça transformá-los em vítimas de uma guerra suja na internet: o uso da desinformação na campanha eleitoral para manchar a imagem dos candidatos. Protegidos pelo anonimato, os responsáveis farão das redes sociais um terreno fértil para a divulgação de conteúdo malicioso em perfis falsos. Apreensivos, os comitês de campanha apressaram-se em criar forças-tarefas para enfrentar os crimes digitais e tentar removê-los a tempo de evitar um desastre político.
 
A desinformação, explicou um oficial do Exército especialista em inteligência, é considerada uma arma de guerra. Uma mentira bem contada, garante, pode levar a vítima a tomar outra atitude. Em eleições passadas, os candidatos sentiram a força do terrorismo digital. Geraldo Alckmin (PSDB) foi acusado, nas eleições presidenciais de 2006, de pretender a privatização da Petrobras. Nas eleições seguintes, foi a vez da candidata Dilma Rousseff se ver envolvida em boatos de que defendia o aborto. Ao migrar este ano da caixa de e-mails para as redes sociais, que vivem um boom, a desinformação terá agora um potencial de estrago bem maior.
 
As campanhas dos presidenciáveis terão grupos para monitorar a circulação de conteúdos difamatórios nas redes. O tucano Aécio Neves será blindado por sete advogados do escritório Opice Blum Advogados, especializado em direito digital. Já Eduardo Campos, do PSB, vai reforçar nas próximas semanas a patrulha virtual de seu comitê para rastrear a boataria. Foram eles que detectaram, no ano passado, rumores de que Campos e Marina Silva (Rede) pretendiam privatizar o Banco do Brasil, a Caixa Econômica e o BNDES. O PT está criando núcleos de militância digital nas bases para defender Dilma Rousseff destes ataques.
 
O presidente da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, Coriolano Aurélio Camargo Santos, lembra que, por trás de um perfil falso, existe uma pessoa. Com técnicas de computação forense, ele acredita que é possível descobrir em que ponto de conexão estava ligada a máquina que enviou a mensagem:
 
— O eleitor não está indefeso. É possível remover quase todo conteúdo malicioso, por meio de ordens judiciais e de ferramentas específicas. O caminho pode ser rápido, se a contrainformação for enviada rapidamente. Não depende de medidas burocráticas, mas de uma equipe de advogados e especialistas e de tecnologia.
 
Incomodado com conteúdo apócrifo que o associava ao consumo de drogas, Aécio Neves cobrou dos Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e de São Paulo, recentemente, medidas contra os supostos autores das mensagens. No Rio, uma operação de busca e apreensão teve como alvo cinco pessoas, entre as quais um prestador de serviços da Eletrobras. Em São Paulo, as suspeitas recaíram sobre uma funcionária da prefeitura de Guarulhos, administrada pelo PT.
 
ACESSO EM MASSA À INTERNET MUDA CENÁRIO
 
De acordo com o advogado Renato Opice Blum, especialista em direito digital da Opice Blum Advogados, o pleito de 2014 será um marco divisor nas eleições brasileiras, já que o país vivencia, pela primeira vez, um cenário de acesso em massa à internet. A forma de divulgar conteúdos difamatórios também está mudando. Ele aposta que as redes sociais serão território fértil para a criação de perfis falsos e compartilhamento de conteúdo mentiroso sobre candidatos. Já os e-mails com boatos, típicas ferramentas usadas para atacar políticos em eleições anteriores, ficarão restritos a um público mais velho.
 
— Nesse contexto, a internet vai ter um poder muito importante também no combate aos rumores e no esclarecimento. É uma eleição na qual muitas decisões vão partir do Judiciário — afirma.
 
O funcionário público Alexandre Costa Teixeira, coordenador do Núcleo de Militância Digital do PT-RJ, disse que, há três meses, o grupo rastreou nove mil contas falsas, que eram usadas para alavancar comentários na rede, transformando-os em “trending topics” (*):
 
— Descobrimos recentemente que estavam associando o Marco Civil recém-aprovado à censura para tentar atingir a Dilma. Quando isso ocorre, temos de disparar os antídotos imediatamente.
O promotor Luís Otávio Figueira Lopes, responsável no Rio pela apuração de crimes digitais, disse que, embora teoricamente pareça fácil descobrir o autor dos ataques, na prática, pode ser bem mais complicado, dependendo dos meios utilizados:
 
— Se o autor possuir algum conhecimento técnico, é possível se ocultar de muitas maneiras, o que torna praticamente inviável a investigação.
 
A repressão, explicou o promotor, tem que ser pontual, para não implicar no risco de censura. Luís Otávio disse que, uma vez identificada da ação, a investigação deve ser judicializada por exigência do Marco Civil da Internet. Para ele, o que diferencia a repressão da prática da censura é o fato de que o que se busca reprimir é a disseminação falsa de informações e não a manifestação do pensamento. 
 
 De acordo com ao opinião de Luís Otávio, seja ele quem for,  quando divulgamos informações verdadeiras, não há motivos para bloquearem o que foi escrito. Portanto, devolvam minhas páginas. Ao invés de  retirá-las , que discutam ou debatem o que foi dito.
 
 
Desinformado é quem vota em bandidos
pensando que eles são uma gente importante. 
 

     Treding Topics ou TT's são uma lista em tempo real das palavras mais postadas no Twitter em todo o mundo. São válidos para essa lista as tagtemas e nomes próprios. A lista é exclusiva para usuários do Twitter, ou seja, você deve estar logado para ter acesso aos Treding Topics. 
      O Treding Topics, funciona de forma semelhante ao Google Trends, mas por ter o nome diferenciado, a terminologia acabou, sendo associada diretamente ao Twitter. 
     Os Treding Topics ganham tanta força que são comentados frequentemente pelos usários como TT, ganhando assim, mais força, e permanecendo mais tempo no topo dos assuntos mais comentados no Twitter. 
      Desde o dia 26 de janeiro o usuário tem a opção de escolher a região que os Trending Topics irão mostrar. As áreas são atualmente restritas a esses países: Worldwide (mundo inteiro), Brasil, Canadá, Irlanda, México, Reino Unido e Estados Unidos. 
      No Brasil, existe o site Blablabra.net, que funciona como um monitorador de conteúdo em Português que é digitado no Twitter. 
      Em meados de Junho, apareceu no Twitter, o primeiro Trending Topic patrocinado. A idéia foi utilizada pela Disney/Pixar para divulgar a estréia do filme Toy Story 3. Para divulgar o filme, a Disney/Pixar pagou para utilizar o serviço Promoted Tweets, tanto na forma de Trending Topic quanto de resultado de busca. O nome do filme aparece como último na lista de todos os Trending Topics, e também como primeiro resultado da busca por Toy Story 3 no Twitter.

 
 

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