Modismo seria comprar e usar aquilo que os outros estão usando, independente de nosso gosto, porque importante, mesmo, é ser parecido com os outros.
Modismo é uma palavra usada no lugar de moda, que "mutatis mutandis" no fundo - bem lá no fundo! - quer dizer a mesmíssima coisa. Ou seja, seria uma maneira atualizada, um costume tendendencioso, um capricho generalizado que nos obriga a usar aquilo que somos obrigados a gostar. Ou estamos habituados.
Como adoramos ser parecidos com os outros, adotamos, por imposição, o Dia das Bruxas como se fosse uma lei, embora as leis, nesse Brasil PT o pariu, sejam levadas muito menos a sério que os modismos.
Adotamos, pelo mesmo motivo, o termo bullying, como se nossa língua fosse tão exígua que não tivesse nenhum termo que substituísse tal palavrório. Não foi por mero acaso que os chamados bullyings tomaram conta de todas (quase todas) as páginas de jornais e revistas.
Agora, ganhamos uma outra novidade: um tal de BLACK FRIDAY, o mais novo modismo a ser fielmente seguido pelos brasileiros. BLACK FRIDAY seria, ao pé da letra, uma sexta-feira negra, embora ela ocorra, em nossa realidade , em qualquer dia da semana.
Aqui, as promoções são feitas na base do 'engana trôxa', oferecendo, inicialmente, alguns produtos com os preços nas alturas . Depois de certo tempo, os espertos colocam à disposição do décimo terceiro salário os mesmos produtos com seus verdadeiros preços sob a alegação de que são promomoções. Considerados preços imperdíveis os trôxas compram tudo que ainda podem. As lojas, agradecem!
Quanto às modas ou modismos, elogiável é uma pessoa criar seu próprio estilo e usar apenas o que lhe é agradável aos olhos. Aos seus e não os dos outros.
Quanto às ''selfies'' ... nem o Cristo Redentor será poupado!
Nenhum comentário :
Postar um comentário