CASTA é a variedade/classe, de uma espécie animal (pessoas, gente) ou vegetal, que se reproduz com determinadas características e privilégios que a distinguem dos outros.
Toda vez que se ouve a palavra CASTA, se pensa logo num grupo de pessoas mais esclarecidas, mas não é assim "que a banda toca" (aproveitando o clima carnavalesco que anda pela aí!).
Como casta significa um grupo de pessoas com determinadas características e os privilégios a ela inerentes, chegamos à conclusão de que foi criada um nova casta. Essa casta que está aí pelas ruas, num quebra-quebra sem fim (inclusive a queima de ônibus), destruindo o que foi conseguido durante tantos anos e que poderiam aproveitar como sendo seu. Se é aqui que vive a mais nova casta, seria natural que mantivessem em bom estado o local onde vivem.
Não, mas eles não se misturam. Nem com a antiga casta nem com as coisas criadas por ela, talvez porque lembrem o afastamento anterior que sofreram. Até porque tiveram anteriormente um presidente que fazia questão de colocá-los contra a casta anterior.
A nova casta é composta de pessoas sem caráter, sem modos e sem educação. Nela estão incluídas as pessoas de gosto bastante duvidoso, nos seus interesses rasteiros e na forma como sempre gostaram de se apresentar (em bando, de preferência). Na nova casta estão incluídos também os malfeitores de toda espécie, desde marginais que assaltam ou matam a traficantes.
Aí nos perguntamos por qual motivo nos empenhamos em manter as condições que nosso país conseguiu até agora, se ele nem a nós pertence mais. Pior ainda, é um país que pertence atualmente a uma gente sem escrúpulos, até porque a educação não chegou a eles, e que acredita em tudo o que ouve e não se interessa em vasculhar a realidade, porque se sente acima do bem e do mal. É uma gente satisfeita com a nova moda que se impôs, a moda da falta de escolaridade e com sua saúde tratada como trapo. Mas eles riem de orelha a orelha, pois creem que sua melhorou muito.
Agora somos mandados
por quem não tem preparo cultural nem mental.
Nenhum comentário :
Postar um comentário