Associação dos Diplomados da
Escola Superior de
Guerra
Delegacia do
Estado de Mato
Grosso do Sul
COR UNUN ET ANIMA UNA PRO BRASILIA
UM
SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO BRASIL
NÚCLEO DE ESTUDOS
ESTRATÉGICOS INTEGRIDADE NACIONAL BRASIL
ONDE ESTÁ GRAMSCI ?
AGRADECIMENTO
A todos que participaram dos estudos
que culminaram no presente trabalho com a finalidade de “conhecer o Brasil para
melhor servi-lo”.
PROPOSTA
Estimular o debate, reunindo e unindo
todos em torno do Bem-comum, colocado acima de interesses pessoais e de
qualquer espécie de grupo, para a criação de um Projeto de Nação fundamentado
no processo histórico – cultural brasileiro.
METODOLOGIA
Identificar ideias, atitudes,
comportamentos e ações que estão em harmonia com o marxismo-gramscismo para,
através da “via pacífica”, transformar o Brasil em uma República Socialista.
Antonio Gramsci
(1891-1937)
Intelectual
italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI) em 1921,
percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não deveria
seguir o modelo russo (LENIN) do uso da violência para conquistar ou tomar o
Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e depois, então, a aplicação da violência
para finalizar o processo.
Nessa
concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de Sociedade Civil
como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela hegemonia , para que a
classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente.
Um
grupo social da classe dirigente, assumindo o controle da Sociedade
Política (Estado), permite
que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do Estado. A
manobra simples, lenta e gradual utiliza-se dos instrumentos legais e políticos
da democracia para, de forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as
principais trincheiras democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário, Forças
Armadas, Religião e Família. Usando a propaganda subliminar, o populismo e a
demagogia, as consciências são entorpecidas e é criada a sociedade massificada
para a luta pela hegemonia.
O
envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em
três fases:
- na primeira, organiza o Partido
das Classes Subalternas e luta pela ampliação das franquias democráticas para
facilitar a ação política, explorando as deficiências e vulnerabilidades do
governo;
- na segunda, luta pela hegemonia
das classes subalternas, criando as condições para a tomada do poder;
- na terceira fase, toma o poder,
impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.
O
“socialismo pacífico” é a etapa intermediária para o “socialismo marxista”, o
marxismo-leninismo, o comunismo...
Preso
em 1926, escreveu na prisão “Cadernos do Cárcere” contendo o seu pensamento
sobre a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de morrer
em 1937.
O
gramscismo contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do
Sul.
A
PENETRAÇÃO GRAMSCISTA NO BRASIL
FINALIDADE
Criar as melhores condições para
transformar o Brasil em uma República Socialista sob a inspiração de Antônio
Gramsci.
OBJETIVOS
1.
Obter
a hegemonia na sociedade civil.
2.
Obter
a hegemonia na sociedade política ( Estado)
3.
Estabelecer
o domínio do intelectual coletivo (partido classe).
4.
Silenciar
os intelectuais independentes.
MÉTODO
Realizar a
transformação intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições,
usos e costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua,
introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o “senso
comum modificado”, gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e
sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e
necessidades não atendidas pelo poder público.
Assim é estabelecido o desejo de mudança
em direção a um mundo novo, com a sociedade controlada através dos mecanismos
de uma “democracia popular”, onde os pensadores livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados, se submetem a uma prisão
sem grades calando a voz de divergência existente dentro de si e se
deixam, assim, vencer pelo “senso comum modificado”. Este prossegue intoxicando a sociedade, sob a égide do Estado, usado para reduzir e
suprimir a capacidade de reação individual e coletiva.
Nesse momento, está construída a base para
a “tomada do poder” e consequente implantação do Estado Socialista.
AÇÕES QUE ENFRAQUECEM
TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA
I. PARTIDOS
POLÍTICOS
·
Estimular o número elevado de partidos para
enfraquecer a oposição e facilitar a tática de “ aliança”, favorecendo o
“partido classe”.
·
Manter a regionalização dos partidos;
o controle por caciques ou oligarquias regionais afeta a unidade nacional,
favorecendo o enfraquecimento dos partidos políticos de oposição e favorecendo
o “partido classe”, que possui “unidade de comando”.
·
Admitir a pluralidade de esquerda para ser bem
explorada pelo “partido classe” por tempo determinado.
·
Esvaziar as poucas lideranças da oposição através
de patrulhamento e ataque (dossiê) direto ou indireto (parentes).
·
Criar fatos novos para o esquecimento
das mazelas de militantes do “partido classe” e aliados.
·
Afastar ou mudar de cargo o militante com erro
focado pela mídia de oposição, para a sua proteção e do “partido classe”.
·
Usar a “mídia da situação” para
silenciar as mazelas dos militantes do “partido classe”.
·
Infiltrar militantes nos outros partidos para
obter o seu controle e esvaziar os líderes de oposição, os neutros e os que não
são adeptos do “partido classe”.
II.EXECUTIVO
·
Criar
aparelhos governamentais de coerção.
·
Distribuir
cargos em órgãos e empresas públicas
para militantes do partido-classe e seus
aliados, em todos os níveis da administração (federal, estadual e
municipal), (aparelhar o Estado).
·
Criar
uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou Guarda
Pessoal ou em Polícia Política ( Polícia Federal, Força Nacional) para emprego imediato, quando
chegar o momento oportuno.
·
Ampliar o “curral eleitoral” usando o
assistencialismo como fim e não como meio, mantendo o benefício por tempo
indeterminado.
·
Manter
o “curral eleitoral” através de um sistema de ensino, controlando o baixo nível
de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência.
·
Silenciar
a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda, mantendo
a população sem informação correta.
·
Neutralizar políticos de oposição e
aliados através de distribuição de dinheiro, cargo público ou qualquer outro
tipo de benefício pessoal ou familiar.
·
Criar
ou fortalecer um organismo sulamericano para diminuir a importância da OEA (EUA).
·
Participar
de um bloco sulamericano de
repúblicas socialistas democráticas.
·
Facilitar
a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos.
·
Denegrir
heróis nacionais.
·
Enaltecer
militantes da ideologia marxista.
·
Desmerecer
fatos e vultos marcantes da História Nacional.
·
Impedir
a tomada da Consciência Nacional.
·
Entorpecer
a Vontade Nacional.
·
Eliminar
valores do processo histórico-cultural nacional.
·
Mudar
usos e costumes.
·
Enfraquecer o moral nacional.
·
Mudar traços
da identidade nacional.
·
Mudar valores e princípios
ético-morais.
·
Enfraquecer a família.
·
Enfraquecer
a coesão-nacional.
·
Lançar a discórdia no seio da
população.
·
Desviar
o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas (saúde,
educação, segurança, defesa, etc), isentando o Governo de responsabilidade
pelas deficiências e vulnerabilidades.
·
Estabelecer
um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de
Direitos Humanos, etc).
·
Alimentar as ONGs com o dinheiro
público e estimular outras para atuarem na sociedade civil, apoiando direta ou
indiretamente a luta pela sua hegemonia.
III.LEGISLATIVO
·
Eleger militantes do Partido-Classe.
·
Unir
temporariamente os partidos de mesma ideologia.
·
Fazer alianças com partidos de ideologia oposta.
·
Desmoralizar o Legislativo, mantendo privilégios, barganhas e a falta de espírito público.
·
Criar leis para dar o respaldo às mudanças de usos, costumes e valores da nacionalidade
brasileira.
·
Obter o controle do Legislativo para
conquistar o domínio da sociedade política ( Estado), através do
Partido-Classe.
·
Enfraquecer o Legislativo como fiscal do
Executivo.
·
Submeter o Estado ao controle do Partido-Classe.
IV.JUDICIÁRIO
·
Retardar ou impedir a modernização da estrutura
do judiciário.
·
Retardar ou impedir o aperfeiçoamento do
funcionamento do judiciário.
· Estimular o corporativismo extremado na magistratura.
·
Manter o magistrado afastado do povo e das suas
necessidades.
·
Difundir na sociedade civil as ideias de
parcialidade, ineficiência e improbidade do judiciário.
·
Desacreditar o judiciário perante as
classes subalternas, explorando a lentidão funcional e a corrupção e
privilégios dos magistrados como
funcionários públicos .
·
Aparelhar o judiciário.
V.ESCOLA
·
Usar as universidades
como refúgio ideológico.
·
Buscar a hegemonia nos
meios intelectuais.
·
Construir nova massa de
manobra, usando as universidades, a mídia e as editoras.
·
Criar a geração
revolucionaria nas escolas do ensino médio.
·
Usar professores da nova
massa de manobra no ensino básico
(fundamental e médio).
·
Fortalecer o controle
do sistema de ensino que não ensina a pensar, através do mec.
·
Apagar a memória do povo
reescrevendo a história do Brasil para fatos e vultos nacionais relevantes.
·
Mudar valores e
princípios ético-morais (professores homossexuais no ensino médio e
fundamental, alterando a estrutura familiar).
·
Enfraquecer a vontade
nacional.
·
Transformar a
consciência nacional em consciência do partido político.
·
Controlar escolas e
universidades particulares através de sindicatos e com uma reforma
universitária.
VI.FORÇAS ARMADAS
·
Enfraquecer a união dos militares, afastando os
militares da ativa dos militares inativos.
·
Enfraquecer o “espírito de corpo”, separando os
oficiais generais da tropa.
·
Introduzir, a curto prazo, o uso de drogas entre
os militares.
·
Disseminar, a médio prazo, o
homossexualismo entre os militares.
·
Preparar, a longo prazo, as gerações de chefes
militares que servirão ao governo, e não à pátria, modificando a grade
curricular das escolas de formação.
·
Enfraquecer
a credibilidade e a confiança da população nas forças armadas.
·
Desestimular profissionalmente os militares que
servem à pátria e não ao governo.
·
Criar o ambiente em que os oficiais terão apenas
a visão da expressão militar e não de todo o poder nacional.
·
Enfraquecer o “espírito combativo”,
de fundamental importância no confronto bélico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pensamento de Gramsci está sendo aplicado de forma
dissimulada e protegida pelas franquias da democracia, tornando difícil a sua
identificação.
Conhecendo o pensamento de Gramsci, as técnicas para a sua
aplicação e com uma análise paciente e detalhada da conjuntura nacional, chega
a ser surpreendente a infiltração do marxismo –gramscismo na sociedade
brasileira.
Encontrando Gramsci, a decisão sobre o que e como fazer é
do descobridor.
Já é hora de deixarem de lutar por ideologias importadas,
inadequadas às características do brasileiro, que atendem a interesses
estrangeiros ao dificultarem o progresso do nosso país.
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