Superar limites!
Por Gilclér Regina
para o RH.com.br
Uma frase do ministro britânico
Winston Churchill sempre me chamou a atenção sobre limites: "O
mundo estaria arruinado se cada um somente cumprisse com a sua parte". O que dizer da persistência de Thomas Alva
Edison que fez 1043 tentativas até concluir sua grande invenção, a lâmpada
elétrica? O mesmo Edison catalogou 1903 inventos que passaram de produtos
elétricos que originaram os eletrônicos e digitais de hoje até produtos da área
de mineração. No esporte nós nos
acostumamos com a quebra de recordes. Será que nos acostumamos mesmo? São
poucos os que acreditam e é por essa razão que o pódio é para poucos mesmo. E
sempre vai ser assim, recordes serão
quebrados nos jogos olímpicos e mundiais.
O ser humano acredita que é sempre possível superar seus limites, ser
mais veloz ou pular mais alto. Na vida também é assim, precisamos acreditar em
nossa capacidade de superação. Se a palavra certa é SUSTENTABILIDADE, há quem
diga que daqui a 40 anos estaremos rindo sobre combustíveis fósseis,
especialmente os derivados do petróleo. Carro movido à gasolina? Ainda vamos
rir disso! A questão principal é: toda mudança gera resistência. Um recorde
quando quebrado, junto com ele "quebra" também o paradigma. O velho
cai por terra, o novo vai para o pódio. É igual o dinheiro... Nunca acaba,
apenas muda de mão! O dinheiro vai migrar para aqueles que superam suas
vontades, seus pensamentos, suas ações... São chamados de
"vanguarda", isto é, correm na frente para superar seus próprios
limites. Os próximos cinco anos vão trazer mais mudanças que os últimos 30. E
considere que os últimos 30 anos trouxeram mais mudanças que um milênio
inteiro. Precisamos viajar e não ficarmos acomodados com a paisagem... Mais do
que compreender o próprio trabalho, o cliente, é necessário recuperar a paixão
que havia quando se iniciou o negócio. É mais fácil chegar ao topo do que se
manter nele. A arrogância do líder é perigosa. Hoje os preços são iguais e a
qualidade é a mesma. Como o cliente tem mais a construção do sucesso! Superar
limites? Sim! Novos produtos, novo atendimento, nova logística, nova
performance da equipe, novas metas, "novo tudo", motivação renovada
para correr e fazer a equipe correr.
Quem sabe faz a hora, não espera
acontecer. Quem vence não pergunta pelas opções, a diferença não está no
conteúdo e, sim, em como a marca é percebida pelo mercado. É nesse momento que
superar os seus limites fará toda a diferença.
Nenhum comentário :
Postar um comentário