"... o populista adota medidas autoritárias, desrespeitando os outros poderes (Legislativo e Judiciário). Desacredita os outros partidos políticos e ataca as instituições democráticas.
Populismo é uma forma de governar em que o governante utiliza recursos para obter apoio popular. O populista usa uma linguagem simples e popular, usa e abusa da propaganda pessoal, afirma não ser igual aos outros políticos, toma medidas autoritárias, não respeita os partidos políticos e instituições, diz que é capaz de resolver todos os problemas e possui um comprometimento bem carismático. É muito comum encontrarmos governos populistas e países com grande diferença social e presença de pobreza e miséria.
Acho que isso me lembra
o presidente que antecedeu Dilma!
Segundo o historiador Marcos Emílio Ekman Faber o populismo não é um sistema de governo, mas uma forma de governar. Porém o populismo é visto como um regime autoritário, podendo, portanto, ser apontado como uma ditadura. É aquela ditadura que se impõe colocando o povo na situação de eterno dependente. O populista jamais vai admitir ou deixar passar sua verdadeira imagem ditatorial, pois sua conduta de déspota agirá na surdina. É na surdina que engará a todos.
Sendo um eterno dependente, o povo passa a aprová-lo mesmo que ele não mereça, esquecendo todos os seus erros, pois ele oferece o POPULISMO FANTASIADO EM BENESSES. E vai jurar ser capaz de resolver todos os problemas da nação, mesmo que os problemas tenham sido criados por ele.
VALE A PENA LER
Nenhum comentário :
Postar um comentário