Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Enriquecimento ilicito


                                                              Adriano De Aquino

Marisa Leticia é um exemplo extraordinário da mobilidade sócio econômica do Brasil. Realmente, fossem essas oportunidades estendidas a outras mulheres trabalhadoras, o Brasil seria uma nação invejável. Só que não, Dona Marisa é um caso raro de elevação econômica.

Seu inventario registra um surpreendente patrimônio de 11,7 milhões de reais.  Marisa Letícia era filha de agricultores de ascendência italiana. Nasceu em um sítio, numa casa de pau-a-pique, em São Bernado do Campo, no ABC paulista. Sua família mudou para o Centro da cidade e Marisa começou a trabalhar ainda criança. Foi operária de uma fábrica de chocolate e babá.

Casou, aos 19 anos. Seis meses depois, o marido, taxista, foi assassinado a tiros em uma tentativa de assalto, deixando a jovem viúva grávida de quatro meses do seu primeiro filho, Marcos. 

Sua vida foi marcada por sofrimentos e dificuldades financeiras. Ela conheceu Lula, também viúvo, em 1973, no Sindicato dos Metalúrgicos da cidade. Ele trabalhava no Serviço de Assistência Social do sindicato quando Marisa foi buscar um carimbo para recolher a sua pensão como viúva. Os dois começaram a namorar e casaram-se menos de um ano depois. 

O que se segue desse romance é digno de um conto de fadas. O espólio da dona Marisa é admirável até mesmo para países ricos. Não são muitas sociedades em que um casal de trabalhadores tem um patrimônio 11,7 milhões de reais (no cambio de hoje em torno de US$ 4 milhões). A soma do patrimônio do marido ao da falecida milionária, é raro encontrar, mesmo em sociedades ricas, um casal oriundo da pobreza que em pouco mais de meio século amealhou uma fortuna considerável.





Nenhum comentário :

Postar um comentário