Este espaço é desaconselhável a menores de 21 anos, porque a história de nossos políticos pode causar deficiência moral irreversível.
Este espaço se resume
, principalmente, à vida de quengas disfarçadas de homens públicos; oportunistas que se aproveitam de tudo e roubam sem
punição. Uma gente miúda com pose de autoridade respeitável, que
engana o povo e dele debocha; vende a consciência e o respeito por si próprios em troca de dinheiro sujo. A maioria só não vende o corpo porque este, além de apodrecido, tem mais de trinta anos... não de idade, mas de vida
pública.


OPINIÕES PESSOAIS

sábado, 4 de junho de 2016

Assunto polêmico I - caráter e sua formação

http://www.psiconlinews.com/2015/10/formacao-do-carater.html
 Você já deve ter ouvido alguém chamar uma outra pessoa de mau caráter. Já deve até mesmo ter considerado alguém como bom ou mau caráter. Mas afinal, o que é caráter? Como ele se forma?
 

 
Caráter: Conjunto de traços morais, psicológicos etc., que distinguem um indivíduo, grupo ou povo; índole; temperamento; qualidade; firmeza de atitudes.   Mau caráter: quem demonstra maldade ou qualidades negativas de caráter; pessoa sem escrúpulo; que engana as pessoas sem o menor constrangimento; desvio de caráter (para o mal); diz-se daquele ou daquela que age sem decência, sem pudor, sem sensibilidade humana.
 
Freud foi pioneiro ao observar que o caráter e seus traços poderiam ser explicados como sendo transformações permanentes dos impulsos primitivos, infantis. Wilhelm Reich foi o primeiro teórico que se preocupou em formular uma teoria coerente do caráter, onde dizia que “o caráter consiste numa mudança crônica do ego que se poderia descrever como um enrijecimento” (Reich, 1989, p. 151).



... podemos compreender o caráter como algo que se forma para manter uma estrutura necessária ao desenvolvimento do indivíduo, porém, quanto mais rígida e inflexível for a estrutura do caráter, mais esse caráter se transformará em uma resistência que tenta manter o material inconsciente fora de alcance, fazendo com que o indivíduo passe a reagir de modo automático como um mecanismo de defesa. Ou seja, o caráter não é uma escolha deliberada, ele se forma devido a necessidade do indivíduo se proteger do meio externo. O caráter é uma reação àquilo que foi experimentado na infância. Cada caráter é único porque cada experiência é única.
 
 
Caráter é a maneira a qual a pessoa se apresenta e se comporta em suas relações. É a atitude psíquica particular em direção ao mundo externo, específica a um dado indivíduo. É determinado pela disposição e pela experiência de vida, assim, podemos considerar tipos de caráteres onde se apresentam comportamentos mais ou menos ajustados à realidade e ao contexto social.
Na visão reichiana, caráter seria a dimensão total das atitudes e ações individuais em relação ao mundo. Sua formação estaria ligada a diversos fatores, entre os quais os processos de identificação com as figuras parentais, o desenvolvimento psicossexual, a relação entre ideal de ego e ego e a receptividade do prazer em relação às restrições e identificações. A variação desses fatores, devido ao contexto social, cultural e sexual, a disposição herdada pelo indivíduo e as defesas que se formam durante a vida, poderia aproximar ou afastar o caráter da neurose.
O caráter é composto por atitudes e hábitos de uma pessoa e de seu padrão consistente de respostas para várias situações. Inclui atitudes, valores conscientes e comportamentos. Ou seja, é a maneira que a pessoa se expressa na vida, tanto na forma (postura, movimentos, expressões corporais, entonação da voz etc.), como no conteúdo (comunicação verbal).


A finalidade do caráter é proteger o ego dos perigos internos e externos e, como função protetora, limita a mobilidade psíquica da personalidade. Essa função protetora podemos chamar de couraça de caráter, que se forma como resultado crônico do choque entre exigências pulsionais, o mundo externo que frustra essas exigências e a censura que impomos a nós mesmos.

Se a criança se desenvolveu de maneira saudável, se os impulsos foram parcialmente gratificados e reprimidos de maneira equilibrada e as ações sofridas são incorporadas ao ego, este se torna forte e integrado, dirigido à realidade.

"...  para mim uma pessoa de mau caráter vai ser sempre sinônimo de desonesto pois mente e dissimula e prejudica o próximo pensando sempre no próprio benefício e apenas nele.


***

http://franhop.tumblr.com/post/79685449422  A formação do carater de uma criança é formado até os 7 anos. Tudo o que você viveu até essa idade influencia diretamente em quem você será.
 

           A criança nasce com parte de sua personalidade formada, trazendo traços genéticos herdados pelos pais, que determinam alguns aspéctos físicos e comportamentais. estes fatos nao sao permanentes por toda a vida., mudam de acordo com o meio em que a criança vive, as relaçôes que  ela estabelece com o mundo.
...

  Os pais tem grande importancia na formaçao da personalidade e caráter dos filhos, porque estes servem como exemplo para a criança. que  é por si só imitador dos pais, estabelecendo assim sua forma de ser. - http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/formacao-da-personalidade-e-carater-da-crianca-3149360.html

 
 
Várias vezes li a afirmação de que o caráter de uma pessoa estará formado  até os 7 de idade, sendo um fator genético, herdado dos pais .  Mesmo havendo diferença entre uma ou outra pessoa, isso nem servirá  como argumento, pois aos 10 de idade já teremos o tempo necessário para que se forme o nosso caráter, mesmo que ele sofra alguma atraso.
 
Isso me lembra muito um caso que aconteceu comigo, quando era ainda uma criança.  Fui a uma loja comprar artigos para fazer um trabalho escolar e saí de lá, chegando em casa da mesma maneira, com um bola de ping-pong na mão.  Na mesma hora me fizeram  voltar à loja e pagar a bola que eu trouxera inadvertidamente.
 
 
Já adulta, trabalhava na CVM e ía para o trabalho de carro, mas todo mes ganhava Vale Transporte e o devolvia.  Da mesma forma, ganhava Vale Refeição quando  diariamente tinha quem pagasse as contas dos restaurantes. O devolvia da mema maneira, por achar que não precisava daquilo. Só agora imagino o comentário de meus colegas que se fartavam com as minhas devoluções:  "Já vem aquela maluca. "  Não é à toa que espero uma nave espacial que venha me buscar, pois esse não é meu mundo. Como já espero há muitos  anos, acho que os ETS se esqueceram de mim. ALÔ ETs ESTOU AQUI!