UM BAQUE NA LAVA-JATO
Após STF livrar empreiteiros da prisão, policiais e procuradores temem prejuío às investigações
Carolina Brígidoe Renato Onofre – O Globo
O STF concedeu ontem 'habeas corpus' a nove executivos de empreiteiras acusados de participar do esquema de corrupção na Petrobras e presos desde novembro do ano passado por ordem do juiz Sérgio Moro, que conduz as investigações da Operação Lava-Jato. Eles deixarão a prisão e serão transferidos para o regime domiciliar.
Entre os beneficiados está o presidente da UTC, Ricardo Pessoa, apontado como o chefe do "Clube das empreiteiras", um grupo restrito de executivos que decidia quais empresas seriam responsáveis pelas obras da Petrobras. A decisão do STF estremeceu o comando da Operação Lava-Jato, pois a manutenção das prisões preventivas acabava forçando os executivos das empreiteiras a aceitar os benefícios da delação premiada. Os investigadores se recusaram a comentar publicamente a decisão, mas já admitem a necessidade de mudar de estratégica na condução da operação.
O assunto completo está no jornal O GLOBO de hoje, mas se encontra também no blog Democracia Política e Reformismo http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2015/04/stf-libera-empreiteiros-e-muda-rumo-da.html, de onde foi retirado o trecho acima. Ver também "Ex-ministro de Lula e Dilma, Lupi diz que PT ‘roubou demais’ e ‘se esgotou’ (http://gilvanmelo.blogspot.com.br/2015/04/ex-ministro-de-lula-e-dilma-lupi-diz.html).
Nenhum comentário :
Postar um comentário