Egoísmo é um substantivo masculino que nomeia um amor próprio excessivo, que leva um indivíduo a olhar só para os suas opiniões, interesses e necessidades, e que despreza as necessidades alheias..
http://www.significados.com.br/egoismo/
O tempo e os fatos vão passando pela vida e nos ensinando diversas coisas. Uma delas é saber quem é, de fato, o sujeito que está ali, próximo a você.
Durante a vida ficamos sabendo, por exemplo, que o pior mal, que ataca todos os indivíduos, é se preocuparem apenas com o próprio umbigo.
Numa dessas 'aprendizagens', fui atacada por uma corja de rapazes, fortes e bem maiores, numa época em que nem mesmo os assaltantes andavam armados. Estava na praia de Copacabana e ainda eram umas sete horas da noite. Ao ser assaltada, naquele puxa-prá cá/puxa-prá-lá de uma bolsa as pessoas que passavam pelo local, fingiam que não percebiam o que acontecia e simplesmente atravessavam a rua, provavelmente para se salvaguardarem duplamente. Seus pertences estariam salvaguardados dos bandidos e sua imagem estaria salvaguardada de futuras críticas.
É isso que faz os considerados alienados políticos a votarem em quem não devem, desde que lhe dêem alguma vantagem. Essa é a primeira instrução para você ser um grande político: saber o que é necessário a um eleitor, para comprá-lo. Estando devidamente comprado, aquele eleitor lhe dará o voto de que precisa.
Burrro? Desinformado? Alienado?
Ou tudo isso estará embrulhado no egoísmo?
Nenhum comentário :
Postar um comentário