O voto facultativo em debate - por Ilimar Franco - http://blogs.oglobo.globo.com/panorama-politico/post/o-voto-facultativo-em-debate.html
"Mesmo que não seja aprovado na retomada da votação da reforma política na Câmara, haverá um debate sobre a adoção do voto facultativo. O relator, Rodrigo Maia (DEM), vai defendê-lo. Sua intenção é tornar o voto um direito, como nos Estados Unidos e na Europa, e não uma obrigação. As estatísticas indicam que a mudança afeta pobres, jovens e desempregados."
Esse 'mesmo que não seja aprovado' do texto poderia ser substituído por 'mesmo sabendo que o voto facultativo não será aprovado'. As palavras do texto apenas demonstram a falta de credibilidade existente no fato, pois todos nós sabemos que o voto não será uma escolha dos eleitores, pois é da sua obrigatoriedade que DEPENDEM os parlamentares. Os 32 (TRINTA E DOIS) partidos brasileiros existentes - fora os que estão protinhos para 'saírem do forno' - preferem ver um povo ignorantemente submisso.
Já imaginaram se todos os eleitores resolvessem não ir às urnas e pagar a multa irrisória (pouco mais de três reais) por uma 'omissão', a rigor já existente ? Não seria melhor para um eleitor pagar uma multa ao invés de ter que encarar uma fila para anular seu voto ou votar em branco?
Vamos imaginar o que ocorreria se o voto fosse falcutativo: apenas as pessoas mais conscientes compareceriam às Zonas Eleitorais. Vocês acham que não sendo obrigatório a classe trabalhadora trocaria uma reunião com os amigos do bairro por uma perda de seu tempo para DOAR seu voto ? O que aconteceria com esses políticos que prometem o que não pretendem cumprir? Acham que essa gentalha seria eleita? Certamente não !
Esse é o grande valor da obrigatoriedade do voto!
Nenhum comentário :
Postar um comentário