‘’A ARTE DA GUERRA’’, de Sun
Tzu
2 - O príncipe deve
respeitar o povo que representa. Para isso deve se mostrar sóbrio e austero em
seus gastos públicos.
3 - Podemos utilizar os defeitos do inimigo para
derrotá-lo.
4 - Nunca se deve atacar por cólera e com pressa. (ô coisa difícil!)
5 - Importante é conhecermos os planos do inimigo.
6 - A vitória sobre o inimigo
se dá pela estratégia e não pela força.
7 - Se tuas forças são dez
vezes superiores às do adversário, cerca-o; se são cinco vezes superiores,
ataque-o; se são duas vezes superiores, divide-
o. Caso tuas forças sejam
inferiores, mantenha-te continuamente em guarda, pois a menor falha te
acarretaria as piores consequências. O ideal será retirar-te e buscar outra
saída.
8 - Canse o inimigo para dominá-lo.
9 -Pisotear Ridicularize-o, desmereça-o, desmoralize-o, denigra sua imagem.
10 - CONHECER - Se conheces os
demais e te conheces a ti mesmo, nem em cem batalhas correrás perigo; se não
conheces os demais, porém te conheces a ti mesmo, perderás uma batalha e
ganharás outra; se não conheces os demais nem te conheces a ti mesmo, correrás
perigo em cada batalha.
11 -FRAQUEZA: A invencibilidade está em
ti mesmo, a vulnerabilidade no adversário.
12 - VITÓRIA: A vitória pode ser
percebida, mas não pode ser fabricada.
13 - A força é a energia
acumulada ou a que se percebe. É possível vencer um inimigo sem necessidade de
exercer a força.
14 - A união sempre vencerá a
divisão. Devemos agir como se
fôssemos um só.
-15 SURPREENDER A vitória se ganha por
surpresa.
16 - A desordem chega da ordem, a covardia
surge do valor, a debilidade de um
brota da força do outro.
16 - A
arrogância de nossos inimigos deve ser nosso grande aliado. Finja-se de frágil
e desorganizado. A ordem e a desordem são uma questão de organização;
a covardia é uma questão valentia e de ímpeto; a força e a debilidade são uma
questão da formação na batalha.
17 - O valente luta, o cuidadoso
faz sentinela, o inteligente estuda, analisa e se comunica.
18 - Canse o adversários . Caso
eles estejam bem alimentados, procure um meio de cortar seus mantimentos.
Quando estiverem descansando, ponha-os em movimento.
19 - Confunda seus adversários e os
encha de incertezas.
20 - Dê ao adversário a falsa certeza de sua invencibilidade.
21 - “Não devem
conhecer onde pensas liderar a batalha, porque quando não se conhece, o inimigo destaca muitos postos de
vigilância, e no momento que se estabelecem numerosos postos só tens que
combater contra pequenas unidades.”
22 - Induza-os
a adotar formações especificas, para conhecer seus pontos fracos. O inimigo deve ser induzido a criar cada
vez mais defesas para se tornar mais debilitado.
23 - Utilizar muitos métodos para
confundir e perturbar o inimigo (objetivo: observar
suas formas de resposta; depois de tê-las observado, saber que classe de
situações significam vida e quais significam morte)
24 - Confunda o inimigo. MOSTRE-SE MAIS FRACO DO QUE ÉS.
25 - Na hora de desmoralizar, use a firmeza. Seja convincente.
26 - Não pressiones um inimigo
desesperado. Um animal esgotado seguirá
lutando, pois essa é a lei da natureza.
27 - Cansa os inimigos e os mantenha ocupados para não dar-lhes chance de
respirar.
28 - Os que estão dispostos a
morrer, podem perder a vida; os que querem preservar a vida, podem ser feitos
prisioneiros; os que são dados a
‘apaixonamentos’ irracionais, podem ser ridicularizados; os que são muito
puritanos, podem ser desonrados; os que são compassivos, podem ser perturbados.
-29 Quando os emissários do inimigo
pronunciarem palavras humildes , cuidado, pois poderão estar se preparando e
podem avançar. Quando pronunciarem
palavras altissonantes ostensivamente (um método muito usado
por nosso ex), é sinal de que o inimigo estará pronto para se
retirar.
30 - Se
os soldados inimigos se apoiam uns nos outros, é que estão famintos. Se
produzem murmurações, faltas de disciplina e os soldados falam muito entre si,
significa que foi perdida a lealdade da tropa. Se outorgam numerosas recompensas, é porque o inimigo se acha em um
beco sem saída; quando se ordenam demasiados castigos, é porque o inimigo
está desesperado.
31 - Para vencer um inimigo, todos devem cooperar em conjunto para
ganharem força.
32 - Tanto a INSEGURANÇA, quanto a confusão do inimigo podem ser, também,
grandes aliados.
33 - A norma geral para se vencer é a união. Se dispersar, de
dividir pode ser o caminho certo para a destruição. Os
vencedores costumam agir como se fossem uma só pessoa.
34 - PREOCUPAÇÃO E DÚVIDA: faça o adversário se
preocupar e se tornar vacilante e temeroso.
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