MEC já admite mudar texto do novo currículo da Educação
" Diante de críticas contundentes, o Ministério da Educação já decidiu modificar o texto do novo currículo nacional da educação básica, chamado oficialmente de Base Nacional Comum Curricular. O texto já recebeu cerca de 9,8 milhões de sugestões de alterações desde que entrou em consulta pública, em setembro de 2015.
História deverá ser a disciplina com mais mudanças. O MEC prevê que temas relacionados à História antiga ficarão mais presentes na nova versão da Base. Mas as falhas apontadas por especialistas no texto aberto à consulta pública não se resumem a História. Foram apontados também problemas graves em Português e Matemática.
No currículo de História, a principal falha do texto elaborado por uma comissão de professores universitários, de acordo com estudiosos, é a ausência ou a pouca ênfase na História europeia, que inclui temas importantes como o estudo da Grécia e da Roma antiga, além das Revoluções Francesa e Industrial, contrapondo-se a um vasto conteúdo de História do Brasil e da África, assinalando a importância de determinados povos, como indígenas e escravos.
Artigo completo:
Ninguém, ( nem mesmo os historiadores), comenta nada sobre uma história sempre "manuseada", de acordo com interesses diversos, embora mais completa do que o PT pretende passar. Ninguém comenta sobre essa história da carochinha que nos é contada e enfiada goela abaixo, deixando que os dados que nos são passados desde criancinhas nos obriguem a crer que todos os envolvidos eram doces heróicas criaturas. A verdadeira história só conhecemos depois de um tempo, se tivermos a sorte de saber o que realmente aconteceu ou o mais próximo da verdadeira dura - e escondidada - realidade. Exemplo: http://seguindopassoshistoria.blogspot.com.br/2009/09/tiradentes-o-homem-por-tras-do-mito.html
Nenhum comentário :
Postar um comentário