O que é "Discriminação Social"?
O termo discriminação tem sua origem na palavra latina "discriminatio" e quer dizer separação ou distinção. A discriminação é um ato de cortar ou de separar.
Diz-se que
há discriminação social quando, num grupo ou numa sociedade,
parte da população
recebe tratamento diferente e desigual em relação aos restantes.
recebe tratamento diferente e desigual em relação aos restantes.
Em princípio, a parte que sofre o efeito da discriminação tem o mesmo estatuto legal que os outros. Mas na prática, é lesada nos seus direitos, privada de vantagens ou sobrecarregada com obrigações particulares.
Diversos artigos comentam - principalmente depois da prisão de Eike Batista, isento de diploma universitário - sobre o local onde ficarão os presos que terminaram uma faculdade dos que não a terminaram (ou nem começaram!). Existe aí uma separação entre os mais 'letrados' dos menos 'letrados', o que , a rigor, não significa nadica de nada, basta ver os erros gritantes e escandalosos havidos nos 'enens'.
Mas a discriminação social não ocorre apenas no meio estudantil (ou prisional). Há diversos tipos de discriminação que servem apenas para dividir a sociedade em que vivemos. É esse o caso da principal discriminação social existente no nosso país, porém sempre 'aplaudida' pelo "zé povinho" e seus ditos representantes, que não são devidamente punidos nem após cometerem os piores crimes.
PRECONCEITO E OBRIGAÇÃO
O preconceito é um conceito criado acerca de um assunto ou sobre um determinado tipo de pessoa, antes mesmo de conhecer aquilo que está sendo 'julgado'. A partir do nosso desconhecimento é criada uma falsa opinião sobre o assunto. Muitas vezes maltratamos o outro sem pensarmos nas consequências do que estamos fazendo e sem conhecer os motivos que o levaram a abraçar uma idéia com as quais não concordamos.
Existem muitas formas de preconceito, como o preconceito religioso, o social, o racial e outros.
Atualmente tudo é chamado de preconceito mesmo que não o seja. Como no caso, por exemplo, de não pensarmos da mesma forma que outros pensam e não concordarmos com sua maneira de viver. Para não admitirmos a pecha de preconceituosos, perante uma sociedade cambeta, somos obrigados até mesmo a concordar com o que não concordamos.
Mesmo que o chamado preconceito se trate do nosso conceito.
Não, não sou obrigada a pensar como pensam os outros, pois tenho direito a ter meus próprios conceitos. Quem quiser me chamar de preconceituosa ... isso é apenas mais um adjetivo .
Nenhum comentário :
Postar um comentário