Em RECADO AO STF,
Maia diz que eleição na Câmara
é questão interna
- DANIEL CARVALHO -
Após um ano marcado pelo choque entre Legislativo e Judiciário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), mandou nesta segunda-feira (2) um RECADO AO STF (Supremo Tribunal Federal): o imbróglio jurídico sobre a possibilidade de ele disputar a reeleição é uma questão interna da Casa.
"É uma questão política, uma questão da Casa. É um momento em que a Casa precisa reafirmar o seu poder e decidir internamente. A gente sempre reclama que o Supremo decide pela Câmara. Na hora que a gente tem o poder de decidir no voto, muitos não querem, querem que o Supremo decida. Olha que incoerência", afirmou Maia, após dar posse a oito deputados que ocupam as vagas deixadas por parlamentares que assumiram cargos em prefeituras neste ano. (*)
Maia ainda não oficializou sua candidatura, mas já tem se movimentado com uma série de conversas com deputados e com o Palácio do Planalto.
O grupo de seus adversários –Jovair Arantes (PTB-GO), Rogério Rosso (PSD-DF) e André Figueiredo (PDT-CE)– questiona na Justiça a possibilidade de Rodrigo Maia tentar ser reconduzido, já que a Constituição veda reeleição ao comando da Casa dentro de uma mesma legislatura.
(*) Ou seja, Maia mandou o seguinte recado para o STF: "Não se meta quando não for chamado."
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
NÚ MERO DE DEPUTADOS
Quantidade de deputados federais: atualmente temos uma câmara Federal com 513 deputados. Como uma Lei Complementar estabeleceu que o número de
Deputados não pode ultrapassar quinhentos e treze, estamos com o número máximo de deputados lá em Brasília.
Nenhum comentário :
Postar um comentário