O que precisa ser resolvido,
antes que seja tarde demais
e todos tenham sido devidamente julgados
e levados a um presídio,
deve ser ... a destruição da Lava Jato
e não a patifaria de todos os nossos parlamentares.
O peso da Lava Jato
por Merval Pereira
Ao explicitar o critério que o guiará a partir de agora para lidar com prováveis acusações a membros de sua equipe de governo no âmbito da Lava Jato, o presidente Michel Temer admitiu o peso político da operação em curso, e demonstrou que não está disposto a arrostar a opinião pública aderindo ao movimento que se organiza no Congresso para tentar barrar as ações contra os políticos.
Ele tem agora um dead line definido para não entrar na lista dos que serão alvo dos movimentos populares que estão convocando manifestações para o dia 26 de março. Esse critério para afastamento de auxiliares é um avanço, mas nada indica que poderá ser seguido à risca, pois as condições políticas de cada caso definirão as chances de um ministro citado permanecer no cargo, mesmo sem denúncia ou ter virado réu.
Três ministros já foram obrigados a sair do governo por causa de delações premiadas que nem mesmo produziram uma denúncia na ocasião. No ano passado, Romero Jucá, ministro do Planejamento, Henrique Eduardo Alves, do Turismo e Fabiano Silveira, da Transparência, foram afastados sem que um inquérito tivesse sido aberto, com base em gravações que o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado fez para basear sua delação premiada. Hoje, Jucá já responde a diversos inquéritos.
O presidente Michel Temer definiu ontem publicamente o novo critério: ...
ARTIGO COMPLETO: http://blogs.oglobo.globo.com/merval-pereira/post/o-peso-da-lava-jato.html
*****
Nenhum comentário :
Postar um comentário